Fala galera! Hoje, atendendo a pedidos, vou fazer aquele post especial sobre Gundam, e para isso, vou sair da nossa estrutura semanal, como já fizemos em outros posts especiais.
Você gosta de robôs gigantes? Confira algumas indicações que já dei aqui, aqui e aqui.
Gosta de jogos de luta? Confira o campeonato Rodando Planeta Gamer de SFV aqui! “Mas Munnrah, por que você está falando em jogos de luta no post de Gundam?” Vocês já entenderão…
Gundam é uma franquia muito especial para mim. Uma das franquias inaugurais do gênero “real robot” no Japão, em contraste às séries famosas de “super robot”, em especial Mazinger Z e Getter Robo.
Uma das principais diferenças entre esses dois estilos de história é que nas séries de “super robot”, os robôs gigantes eram personagens da série tanto quanto os humanos. Possuíam poderes inimagináveis, e na maior parte das vezes, até mesmo fantásticos. Do outro lado, as franquias de “real robot” trazem os robôs como simples máquinas de guerra, tanques, com algum pé na realidade, e Gundam é cosiderada a primeira série a fazer isso, em 1979, seguida de Super Dimensional Fortress Macross, em 1982. Assistam uma sequência de animação conhecida como “itano circus“, em homenagem ao seu animador, Ichirô Itano, em diversas temporadas da série Macross:
Apesar de tremendamente famosa, as complexidades dos direitos autorais e da venda de licenças para o ocidente impediu que uma grande quantidade de jogos da série fossem lançados no ocidente.
Eu já falei de duas séries que tem presença garantida dos Gundam a cada jogo novo: Another Century Episode e Super Robot Taisen, mas infelizmente essas séries são exclusivas do Japão, como também é a maioria dos jogos da série.
A maioria dos jogos de Gundam que saíram no ocidente foram lançados para PS2, como Mobile Suit Gundam: Federation vs. Zeon:
É um jogo de combate em terceira pessoa, que possui uma jogabilidade bastante simples, e bem arcade. Não é um jogo muito animado, apesar de que na época a gente não tinha muita coisa para jogar dentro do universo Gundam, ainda mais 3D, então ninguém reclamava muito, hehehe.
Outro jogo da série lançado aqui no ocidente foram os games da série de Dynasty Warriors Gundam, lançados para PS2 e PS3, sempre ótimos, e que, na minha opinião, são jogos que traduzem muito melhor a série para o mundo dos games:
Sou muito fã dos games Dynasty Warriors, e os de Gundam também não ficam para trás. Grandes jogos, hehehe.
Um game muito peculiar da série, lançado aqui no ocidente, se chama Mobile Suit Gundam: Zeonic Front.
A Principalidade de Zeon são os “vilões” da primeira série de Gundam, Mobile Suit Gundam. Digo vilões entre aspas porque, uma das características da franquia é a de ter ambos os lados da uma guerra como certos, cada um defendendo os seus próprios interesses, onde a linha entre heróis e vilões se confundindo constantemente.
Em Zeonic Front, você comanda, em um game que mistura ação e estratégia, um esquadrão de Zaku, os robôs principais de infantaria da Principalidade. É um jogo bem peculiar e interessante.
Vamos para as cerejas do bolo. Na minha opinião, os dois melhores jogos de Gundam, ao menos no universo retrô, já lançados: New Mobile Report Gundam Wing: Endless Duel, para SNES, e Gundam Battle Assault 2 para PS1.
O primeiro é um jogo de SNES, de 1996, exclusivo do Japão, desenvolvido na mesma engine de Mighty Morphin Power Rangers: The Fighting Edition!!!
E o segundo faz parte da série de jogos Gundam Battle Masters, e foi lançado aqui no ocidente, para PS2, no ano de 2002. E é o melhor jogo de Gundam EVEEEERRRRRRRR, hehehe.
A primeira série de Gundam que eu tive contato foi Gundam Wing, que na minha opinião continua sendo uma ótima série introdutória da franquia. Ela foi transmitida aqui no Brasil, dublada, nos idos dos anos 2000, e é isolada do universo principal da série. Foi um dos primeiros spin-offs da série original, mas hoje já existem diversas timelines distintas, tantas que é até difícil acompanhar.
Uma das minhas séries favoritas é Gundam 00, mas eu acho que é até pelo design dos mechas, do que por causa da história ou qualquer coisa assim.
https://www.youtube.com/watch?v=ga6KfVMUtLo
E uma das mais excêntricas é com certeza Gundam G:
Acho que é isso aí pessoal, tenho muito mais coisa para falar de Gundam, quem sabe outro dia. Por enquanto, espero que curtam, comentem, e, como sempre, bom jogo a todos!