Fala galera!
Saindo do clima de terror do mês de outubro, e partindo para um clima mas idílico e bucólico, tivemos um post sobre o mod/remake de Link’s Awakening, um ótimo spin-off (não tem a Zelda nem Hyrule = spin-off, hehehe) portátil da série Zelda (já falamos várias vezes da série por aqui, afinal, é Zelda, hehehe), hoje vamos com um game muito intrigante, mas também muito interessante, e, principalmente, viciante.
O jogo da semana é:
Harvest Moon – Back to Nature
Harvest Moon – Back to Nature é um jogo de 1999, publicado pela Natsume (de Pocky & Rocky), para Playstation.
É um jogo irmão de Harvest Moon 64 (mas apesar das semelhanças, são dois jogos diferentes, mais ou menos no esquema de Pokémon Red/Blue que vemos hoje em dia – mas nada intencional). O jogo foi posteriormente refeito para GBA, com o nome Harvest Moon – Friends of Mineral Town, e também foi lançado para PSP e PS3. A série Harvest Moon, por problemas autorais, hoje é lançada no ocidente com o nome Story of Seasons.
Trata-se de um jogo de simulação, e RPG, sem nenhum combate, pelo menos até um de seus (vários) spin-offs, Rune Factory, que introduziu um mundo medieval, e combate na série.
Pode não ser muito claro desde o começo, mas cada jogo Harvest Moon possui a sua própria história, apesar de algumas semelhanças que com os anos passaram a ser “clichês” da série. Back to Nature conta a história de um jovem adulto, que assume, por herança, a fazenda de seu falecido avô, que se encontra abandonada, parcialmente destruída, e enterrada em dívidas.
O jogador tem 3 anos para recuperar a fazenda. O tempo do jogo é dividido não em meses, mas em estações. Harvest Moon é o clássico jogo de fazendinha, mas a interação social com os moradores da cidade é tão essencial para o desenvolvimento da história quanto o manejo das plantações, dos animais e da mineração.
Além de vários eventos sociais, o jogador pode também namorar com alguma das meninas da cidade, cozinhar, assistir televisão (um evento importante do gameplay, onde é possível até fazer compras no melhor estilo “Polishop”), e até mesmo se casar e ter filhos.
Como é possível notar pelas imagens, o jogo (a série toda, na verdade) tem uma comunidade de fãs bastante ativa, sendo possível encontrar até mesmo traduções do game para português.
Silver Spoon é um anime não muito conhecido que trata dos mesmos temas que Harvest Moon. É um anime de comédia e slice of life sobre a vida na fazenda.
E para a sua dúvida aí no canto, sim, tem anime de tudo.
Para uma história com o mesmo clima, mas em um mundo medieval, eu recomendo Popolocrois (que, inclusive, já passou por aqui, dubladão!):
E, para fechar, The Ranch, série recomendadíssima de comédia com Ashton Kutcher:
É isso aí galera, espero que curtam, e, como sempre, bom jogo a todos!
E fica uma dica para a semana que vem: <=== To be Continued===
Post scriptum
Fazer post de Harvest Moon sem música indicar nenhuma música country, é praticamente um sacrilégio.
Vou mandar três então. Primeiro Alan Jackson, clássico:
Depois, Irmãs Galvão:
E para fechar, Inezita Barroso overkill (a mulher foi professora de cultura brasileira na USP meu, modafóca):
Agora sim dá para fechar o post feliz, hehehe. Até a próxima!!!