Amigo é coisa pra se guardar…
Autor: Jonny
Nintendo já está há tantos anos com o formato Direct na E3, que se eu não lembrasse o fato a você, poderia até mesmo passar despercebido. Isso porque ano após ano e até mês após mês, o Direct está cada vez mais identificado como a forma que a empresa se comunica diretamente com seus clientes, imprensa, etc.
A forma como a Nintendo está identificada com o formato também é nitidamente notável pela maneira como já está se tornando mestra neste tipo de apresentação. A evolução surge a cada Direct e posso dizer que neste ano a apresentação esteve ainda mais coesa e correta.
Tempo justo de tela pra cada game conforme sua grandeza, tempo de fala dos apresentadores, exposição a games menores ou já vistos anteriormente, escolha da ordem em que apareciam e um humor nipônico pastelão que se tornou tão a marca registrada do formato a ponto de estarmos até esperando e desejando por ele. Os pouco mais de 40 minutos passaram de forma agradável e com surpresas interessantes que vocês poderão relembrar ou conferir com mais detalhes abaixo.
Tempo justo de tela pra cada game conforme sua grandeza, tempo de fala dos apresentadores, exposição a games menores ou já vistos anteriormente, escolha da ordem em que apareciam e um humor nipônico pastelão que se tornou tão a marca registrada do formato a ponto de estarmos até esperando e desejando por ele
O Direct começou com uma agradável CG que me deixou curioso com o que viria na sequência. Já estava muito claro que se tratava de novidades para o peso pesado Super Smash Bros. Ultimate através de Link e CIA se enfrentando. E aí veio a surpresa, o protagonista de Dragon Quest XI se junta ao já enorme elenco de Smash. O que foi mais surpreendente ainda foi perceber que a megalomania de Sakurai não tem limites ao sermos apresentados a diversos protagonistas da série numerada. “Everybody is here” nunca foi tão verdade.
Doug Bowser é o novo manda-chuva da Nintendo americana. Não se sinta muito criativo ao pensar em piadas com seu sobrenome. Todo o resto do mundo já fez isso ou ainda faz.
Inclusive a própria Nintendo. Lembra quando eu disse lá em cima que ela mesma já brinca naturalmente com seu humor pastelão? Pois é. Neste momento a empresa aproveitou para trazer de forma oficial Bowser a E3 pela primeira vez como manda-chuva da Nintendo of America. Tipo, ela trouxe os dois Bowsers na verdade. Não perdeu tempo em ela mesma tirar uma casquinha do nome do novo mandante e colocar também o eterno rival de Mario no “palco” com o novo Big Boss. Foi divertido. Mas, além disso pudemos comprovar também que Doug é carismático, com fala pausada e clara e substitui de forma interessante o proposital jeitão galhofa de Regiie. Se você achou que o antecessor ia fazer muita falta, tenho notícias para te dar: a substituição foi adequada.
O remake de Trials of Mana surpreendeu. O game de RPG da Square Enix, ainda inédito no ocidente, ganha um remake robusto e extremamente bonito e colorido. O jogo está prometido pra 2020 e seu anúncio trouxe outra surpresa: os fãs poderiam adquirir já no dia de hoje os clássicos Mana (Final Fantasy Adventure, Secrets of Mana e Trials of Mana original) na e-shop.
Tivemos também mais um pouco de Pokemon Sword and Shield sendo mostrado. Mas, com pouco tempo de tela, de forma correta, já que na semana anterior a série já havia ganhado um Direct exclusivo. Entretando, é digno de nota lembrar que o novo game da série dará suporte a Pokeball Plus que acompanha os games Let’s Go!
Animal Crossing: New Horizons foi outra das surpresas da conferência. O bonito e relaxante game já ganhou data muito próxima de lançamento e está prometido para março de 2020. Agora você precisa decidir onde encostar sua barraca e fazer atividades que você adora nos games, mas, jamais faira na vida real.
A Nintendo ainda preparava pra encerrar seu Direct com duas surpresas. A primeira delas até poderia ser palpitada pela já anunciada parceria entre Microsoft e Nintendo. E ainda que fosse possível “chutar” isso pra reviver certa dupla que deu certo no Nintendo 64 (Nintendo + Rare) ainda restava uma dúvida se realmente essas duas, literalmente, feras seriam liberadas em um Smash. E não deu outra, Banjo e Kazooie foram anunciadas com pompas e humor no divertido vídeo que você abaixo.
E a outra novidade ainda guardada por último da Nintendo foi ainda mais surpreendente. Já era cogitado e ventilado uma sequência de Breath of the Wild. Mas, poucos realmente acreditavam que já seria mostrada nesta E3. Se a surpresa não te extasiou pelo anúncio ou pela cena já ingame (facilitado pela mesma engine de BotW), provavelmente o fez pela abordagem soturna tão pouco comum na série. Lembrou abordagem de Majora’s Mask, mas, ainda mais sinistra. Não foi anunciado data, mas, imagino e palpito que ele chegará ainda em 2020.
A Nintendo ainda mostrou mais 19 games de sua line-up que você pode conferir na lista e vídeo abaixo:
– Spyro Trilogy (Setembro de 2019);
– Hollow Knight Silk Song (Não definido);
– Ni No Kuni (Setembro de 2019);
– Minecraft Dungeons (2020);
– The Elder Scrolls: Blades (2019);
– My Friend Pedro (2019);
– Doom Eternal (Breve);
– The Sinking City (2019);
– Wolfenstein: Youngblood (Julho 2019);
– Dead by Daylight (Setembro de 2019);
– Alien Isolation (2019);
– Final Fantasy Crystal Chronicles (inverno americano 2019);
– Dragon Quest Builders 2 (Julho 2019);
– Stranger Things – The Game 3 (Julho de 2019);
– Just Dance 2020 (Setembro de 2019);
– Catan (Junho de 2019);
– Nem Super Luckys Tale (2019);
– Dauntless (2019);
– Super Mario Maker 2 (Junho de 2019).
Sem Bayonetta 3 (por mais um ano) e nada de Metroid (nem mesmo uma coletânea Prime que seria bem vinda), a Nintendo se saiu bem ser o console/portátil que não acompanha as gerações das concorrentes e fez uma conferência relativamente volumosa e sem erros bobos como a do ano passado, como o de gastar tempo demais em único game (Smash).
Deixando o Direct mais agradável e sempre com aquele ar de coisa nova. Ainda que não surpreenda é digno de nota também que o 3DS saiu dos holofotes de vez. Antes tímido, agora completamente ausente, ainda que com lançamentos ainda ocorrendo.
Os fãs da empresa ganharam ainda mais opções e uma bela “dor de cabeça” para ainda 2019: decidir com o que gastar a cada mês.