Fala galera!!! Acabamos de passar pela semana Star Wars, com a indicação daqui do Retro Game Club, que a maioria do povo já tinha jogado (e se não jogou, joguem, é um ótimo jogo!), lançamento de trailer novo, spoilers, brinquedos e afins. Faltam só dois meses galera! O hype vai crescendo! Hehehe.

Para comemorar o lançamento de Tales of Zestiria dia 19, o game de hoje vai ser um dos (muitos) jogos da série Tales of. O jogo da semana é:


 

Tales_of_Phantasia_SFC_boxart
Tales of Phantasia

Não poderia deixar de ser, não é verdade? Tales of Phantasia é o primeiro jogo da série Tales of, e foi lançado originalmente para Super Famicon em dezembro de 1995, com lançamentos posteriores para PSX, PSP, GBA, iOS e Android. Recomendo aqui que joguem a versão de PSX, que tem uma fan translation que é muito boa. As únicas versões lançadas oficialmente no ocidente são as de GBA e iOS.

Combate na versão de Super Famicon
Combate na versão de Super Famicon

Tales of Phantasia conta a história de Cless e seu amigo de infância Chester, em sua jornada contra o vilão Dhaos, um feiticeiro poderoso, que viajou do passado, a que está selado em um colar, e contra cavaleiro Mars, que busca libertar o seu mestre maligno.

Cless Alvein (PSX)
Cless Alvein (PSX)

Sendo o primeiro jogo da série, ele introduziu o sistema de combate que se tornou uma das principais características de Tales of, e que se encontra presente até hoje: o sistema de combate linear (LMBS – Linear Motion Battle System).

Esse sistema, ainda que adaptado e evoluído, ainda se mantém nos jogos da série até hoje, e consiste em um sistema de combate em tempo real, em que os personagens se movimentam em um plano bidimensional, para executar os ataques e as Artes, as técnicas especiais do mundo de Tales of. Além disso, é possível pausar o combate, e mandar os personagens executarem feitiços, usar itens, entrar em guarda. Geralmente, somente o líder é controlado pelo jogador, enquanto a AI do jogo cuida dos demais personagens.

Versão de GBA
Versão de GBA, em pausa

Uma curiosidade sobre o jogo é que foi necessária a produção de um cartucho especial para a versão de Snes, com 48mb de capacidade, devido ao uso de dublagem dos personagens, e músicas com voz, uma novidade em um jogo de 16-bit.

Vamos agora às indicações em outras mídias.


Primeiro, devo dizer que a série Tales of possui mais de 20 jogos, sendo 15 da série principal, e os demais são spin-off, e apenas alguns receberam sequências diretas, os demais não tem relação entre si.

Sendo assim, é praticamente obrigatória a existência de lançamentos da série em outras mídias, sendo que Tales of Phantasia é um dos episódios que receberam, além de um mangá, também uma série animada.

Anime de Tales of Phantasia
Anime de Tales of Phantasia

Falando de música um pouco aqui agora, uma trilha sonora de fantasia medieval muito boa, muito épica, e que eu recomendo que todos escutem, é a trilha sonora de Witcher 3 (é covardia, eu sei, fazer o que, hehehe).


Vou indicar dois filmes agora, ambos de fantasia medieval, das antigas, e que nem todo mundo conhece. O primeiro é O Feitiço de Áquila. Nele, um cavaleiro e sua amada são amaldiçoados.

Durante o dia, ela se transforma em um falcão, e durante a noite, ele se transforma em um lobo, devido a uma maldição imposta pelo maligno Bispo de Áquila. O protagonista é Rutger motherf*ucking Hauer.

Ladyhawke, no original
Ladyhawke, no original

E o próximo é um filme que eu tenho certeza que muita gente conhece, mas escolheu esquecer. A Lenda. Dirigido por Riddley Scott, com Tom Cruise, e Tim Curry de Satã. Na verdade é um demônio fantástico, mas daria um ótimo cramunhão, com certeza.

Senhor das Trevas
Senhor das Trevas

Por fim, se for para tirar apenas uma das minhas indicações para conhecer, caras, assistam isso: Dragon Half (NSFW), prometo, vocês não vão se arrepender.

Dragon.Half.full.892882
Dragon Half

Na verdade, não é tão épico assim, tá mais para:

Dragon Half
Dragon Half

É isso pessoal, espero que curtam, e como sempre, bom jogo a todos!