Fala galera! Reverse Game Club da semana passada fez muito sucesso! Podem ter certeza que vamos voltar àquele universo alternativo no qual o meu Doppelgänger maligno indica animes no lugar de games, hehehe.
Hoje vamos voltar para um jogo de uma franquia que eu já indiquei aqui: Star Wars. Naquele dia, falamos de uma iniciativa multimídia lançada antes das prequels (Episódios I, II, e III), chamada de Sombras do Império, com livros, história em quadrinhos, jogo, figuras de ação, e até um CD de trilha sonora.
Hoje vamos falar de um game que faz parte de uma série que era exclusiva dos games, mas, como tudo Star Wars, se espalhou para outras mídias também.
O jogo da semana é:
Star Wars Jedi Knight: Dark Forces II é um jogo de 1997, desenvolvido e publicado pela LucasArts para Windows.
Trata-se de um jogo de tiro em primeira pessoa, sequência do consagradíssimo (e muito, muito divertido) Star Wars Dark Forces, jogo construído na Jedi Engine, que era equivalente (e estruturalmente semelhante) à Build Engine, de Duke Nukem 3D.
Dark Forces II continua a história do herói do primeiro jogo, Kyle Katarn, após a queda do Império. Uma força militar misteriosa, controlada pelo Dark Jedi Jerec, ameaça reconstruir o Império, e Kyle, após descobrir que Jerec matou seu pai, Morgan Katarn, passa a lutar para impedi-lo.
Katarn descobre então que era descendente de um Jedi, que deixou para ele um Sabre de Luz, que Kyle vai ter que aprender a utilizar, junto com seus poderes da força, se quiser impedir Jerec e os outros Dark Jedi.
Tenho que dizer que, com certeza, uma das melhores partes do jogo são as cutscenes:
Jedi Knight: Dark Forces 2 possui uma nota de 91 no Metacritics, e custa 11 temers no Steam. Estou jogando ele agora, e o jogo é super divertido. Terminando a fase 07 no momento, hehehe.
Quem possuir um sistema operacional mais recente (Windows 8 ou 10), provavelmente vai precisar de mods para fazer o jogo funcionar. Os mods também melhoram consideravelmente a qualidade gráfica do jogo, de texturas e efeitos sonoros, à modelos e animação. Comparem (o gameplay começa um pouco depois dos 06 minutos de vídeo):
Kyle Katarn, apesar de ter sido criado para os games, foi completamente absorvido pelo Universo Expandido de Star Wars, que, apesar de não ser mais canon, ainda sobrevive pelo selo Legends. Ele foi personagem de mais de uma dúzia de livros e HQs, inclusive brinquedos.
Fiquem com a história do personagem:
Para fechar, eu quero falar de uma obra um pouco diferente.
Nascida dos restos mortais dos storyboards do filme Duna, de Alejandro Jodorowsky, adaptação do livro clássico homônimo de Frank Herbert, INCAL conta a história do detetive particular John Difool, após ter ingerido (sim, ingerido) o Incal, um cristal com poderes divinos e uma personalidade bem forte, e que está sendo procurado por diversas raças do universo.
Mas o que Incal tem a ver com Star Wars? Bom, além do setting ser similar, sendo ambas óperas espaciais, apesar de Incal ser uma obra bem mais adulta, a principal conexão é o seu desenhista: Moebius.
Jean Giraud, também conhecido como Moebius, é um quadrinista francês, que ainda está ativo, apesar de ter começado a sua carreira ainda nos anos 50. Ele, juntamente com Jean-Claude Mézieres e Pierre Christin (Valerian and Laureline), e Philippe Druillet (Lone Sloane) foram alguns dos quadrinistas europeus que era adorados por George Lucas, e dos quais ele tirou grande inspiração para a saga Star Wars.
Para quem quiser conhecer mais sobre Incal, Moebius, e Alejandro Jodorowsky, fiquem com o trailer do documentário Jodorowsky’s Dune, recomendadíssimo:
É isso aí galera, espero que curtam, e bom jogo a todos!