Ok! As férias de meio de ano terminaram! Você estudante já está todo animado para voltar a ver os amigos e a paquera da escola, certo? Você acadêmico já não vê a hora do próximo período terminar, né?… O quê?! Como? Você é um adulto que não tira mais férias no meio do ano?! Enfim, não importa sua posição. Aqui no Ouvindo Games do RPG a hora é de ouvir os temas que vão te lembrar momentos paradisíacos. Bucólicos. Quentes. Até frios, talvez. Aqueles que certamente te levarão a um momento de relaxamento e prazer. E certamente foi assim quando você ouviu essas trilhas em seus games originais.

Está aqui seu ticket! Embarque rapidamente no avião do RPG, pois, vamos te levar a 5 locais maravilhosos nesse seu fim de férias!

In the Busting Square – Ys Seven (PSP)

Ahhhh! Nada como a chegada em uma nova cidade. Um porto cheio de mercadores. A brisa suave. A maresia. Que delícia de local… O reencontro com os amigos. Mas, pera! Que lobos são esses? Que ataques são estes? Calma galera, vamos conversar. ?! Ok! Feras selvagens não tem o hábito de conversar muito. Vamos descer a espada neles, afinal, o que importa é continuar curtindo esse tema leve, divertido e bem paradisíaco.

Quase uma antítese do trabalho impecável que a Falcom faz em todo o resto do título. Se você não conhece, saiba que os jogos de Ys possuem as guitarras mais violentas e agradáveis, ou seja, apesar desse tema refrescante, as músicas dos games costumam contar com muito rock de boa qualidade, e a agressividade se reflete dentro da gameplay também. Um action RPG frenético que exige dos jogadores respostas tão rápidas quanto os dedilhares em uma guitarra.

Call Me – 1080° Snowboarding (N64)

Naturalmente, há aqueles que preferem viagens para locais frios. Você deve estar bem agasalhado, preparado para temperaturas abaixo de zero. E por fim, pegue aqui sua prancha de snowboarding, pois, iremos arrebentar. Coloque seus fones de ouvido e prepare-se para descer as mais ingrimes montanhas.

O título, original de Nintendo 64, era extremamente divertido e fazia com que nos sentíssemos como o “Tony Hawk” das neves. Toda sua trilha era extremamente frenética também. O frio pode até subir pela espinha, mas, com essa jogabilidade rápida e essa trilha dinâmica, você vai ficar agitado.

The Shootist – Red Dead Redemption (PS3/Xbox 360)

É parceiro!… Agora te deixamos em uma área perigosa. Apesar do clima bucólico, essas terras não são favoráveis para forasteiros como você. Todos aqui parecem que não tomam banho com frequência, mas, não repita isso em voz alta. Eles podem se irritar. Ninguém gosta que falem de sua higiene. Tome essa arma aqui e caso tenha problemas, não exite em atirar. Nestas terras não há lei. É olho por olho, dente por dente. Na dúvida, procure por Jhon Marston. Me entendeu? O nome é Marston. Jhon Marston.

E por falar em Jhon, nesta fantástica aventura você encarnava um fora da lei no início do século XIX. Um sandbox criado minuciosamente pela RockStar para te fazer sentir no faroeste (leia exatamente assim em inglês também: “far west“) americano. Poucos games são tão imersivos quanto Red Dead Redemption. Mas, convenhamos, com uma trilha assim, a ambientação fica fácil, fácil…

Beach Bowl Galaxy – Super Mario Galaxy (Wii)

Nós até começamos nossa viagem por um porto, mas, você nem chegou a entrar na água. Agora não tem mais desculpas, estamos em Beach Bowl Galaxy. Aqui é extremamente perfeito para você colocar sua roupa de banho e se deliciar nas águas límpidas da praia, dar mergulhos… Mas, alertamos, cuidado com os cascos embaixo da água. E pare de se indagar qual a razão de ter pinguins em áreas tão quentes como essa. Viemos aqui para nos divertir, não é mesmo?… Que cara crítico.

Super Mario Galaxy é um game que dispensa apresentações, extremamente bem recebido por crítica e público é um dos mais importantes títulos do bigodudo da Nintendo. Apesar de não ser nenhum divisor de água, é puro requinte técnico, especialmente em suas músicas orquestradas. Delicie-se com esse clima praiano enquanto se lembra das primeiras estrelas nesse mundo colorido e quente.

Can’t Wait to Be King! – The Lion King (SNES/Mega Drive)

https://www.youtube.com/watch?v=ExiRkQ7YM3I

E finalmente chegamos em nossa última parada. Estamos na África! Área selvagem e… e… Não TOQUE no Javali! Ele parece querido, otimista e fofo, mas, eles são agressivos. Bem agressivos.

The Lion King foi um dos melhores games dos grandes filmes da Disney na era 16 bits. Provavelmente você, oldschool, se lembrará também da dificuldade, mas, escute essas versões e rapidamente você achará que o game foi só alegria e pouco sofrimento. Note que coloquei em destaque duas opções. A razão é que a diferença dos hardwares de SNES e Mega Drive eram gritantes e por mais que o console da SEGA se esforçasse, o console da Nintendo parecia sempre tirar melhor proveito. Curiosamente, neste caso, eu prefiro a versão do Mega. Entenda, a versão SNES é nitidamente mais completa, com aquela sensação de mais instrumentos. Mas, a versão Mega é muito mais energética. Mas, não perca tempo com minha opinião: decida você mesmo qual a sua favorita.

Deixe a espada, a prancha de Snow, a arma e os cascos na recepção e até a próxima viagem!

PS: Sim! Pode levar o Javali com você. Ele parece ter se afeiçoado a ti.