Nada de novo
Sem um grande atraso começa no telão o tradicional vídeo de abertura da apresentação da Sony. Um clipe com imagens de diversos games para a plataforma. Nada de novo.
Shawn Layden entra no palco, inicia o discurso sobre os esforços que tornam a plataforma a melhor plataforma de entretenimento. Nada de novo.
O presidente da divisão americana de entretenimento da Sony então abre o anúncio para o primeiro jogo da apresentação: é algo que a comunidade gamer está esperando há muito tempo, diz ele. As luzes baixam inicia o vídeo, e é nada de novo, mas é uma surpresa. É exibido o vídeo de gameplay de The Last Guardian.
Algo de novo
Aproveitando a empolgação do público, é a vez de ir ao palco Hermen Hulst, da Guerrila Games (Killzone) anunciar uma nova franquia exclusiva para o PS4. A novidade é Horizon, um game de ação em terceira pessoa com belos gráficos e premissa interessante. Confira no vídeo abaixo.
Na conferência nós também conhecemos um pouco o novo projeto da Media Molecule, de Little Big Planet. Dreams é um projeto confuso que o próprio produto avisou que seria difícil de entender. Foi difícil, mas teremos mais informações em breve. Veja o vídeo e tende entender.
Outra vez, nada de novo
Apesar de apresentar novas IPs, não foi isso que marcou a apresentação da Sony. O que fez o auditório ir abaixo não foi nada de novo, mas que era esperado há anos. Após um anúncio simples de um novo final fantasy de visual mais e infantil para PS4 e Vita, é chegada a hora de mostrar o que todos tinham na cartelinha de bingo do improvável da E3: Final Fantasy VII – Remake.
O vídeo se trata apenas de um teaser e provavelmente este é um projeto com um longo caminho de desenvolvimento, talvez possamos ver um pouco mais sobre ele no ano que vem. O que importa é que, finalmente, vai acontecer!
É iniciado o momento Indie obrigatório com a Devolver digital, o vídeo está no final do post. Uma vez que o público recuperou o fôlego, outra vez a sony traz nada de novo, mas é uma das maiores surpresas dos últimos 5 anos de evento. Shenmue 3 vai ser realidade.
O projeto não é da Sony, foi deixado claro no evento, mas a parceria com a empresa fica clara quando a campanha no kickstarter prevê apenas PC e PS4 como plataformas iniciais de lançamento. Como acontece com campanhas que atingem a meta cedo, novos objetivos serão lançados e é quase certeza que veremos port para o console da Microsoft na lista.
O anúncio do terceiro episódio da franquia foi tão surpreendente que derrubou o kickstarter por alguns instantes após entrar no ar a campanha de financiamento. O projeto já passou a meta de 2 milhões de dólares e se você quiser contribuir, acesse: https://www.kickstarter.com/projects/ysnet/shenmue-3
Este vídeo do pessoal da GameTrailers reflete minha reação no momento do anúncio.
As tradições
A conferência também nos mostrou diversos outros games de menor impacto, mas, que são tradição. Vimos Assassin’s Creed, Call of Duty Black Ops ||| e seus DLCs que vem primeiro em determinado console, No Man Sky, Street Fighter V e claro, fechando todo o pacote com Uncharted 4 em um vídeo de gameplay com gráficos espetaculares e muita ação como de praxe na série.
Veja os outros vídeos da conferência.
Street Fighter V
Hitman
Call of Duty: Black Ops III
E mais
Veja no youtube outros trailers do evento: Star Wars: Battlefront, Disney Infinity, Destiny: The Taken King,
A conferência da sony pode não ter o maior número de exclusivos, mas sem dúvida é a que nos trouxe mais emoção e surpresas nos últimos anos.