E depois de um longo tempo, o Ouvindo Games está de volta! Você conhece, nossa coluna dedicada a analisar as canções de determinado game ou série. Aqui selecionamos algumas das mais interessantes músicas de nosso hobby para você conhecer ou matar a saudade e ter um bocado de informações acerca da produção para o jogo em questão. E a seleção de hoje é de um dos mais, quiçá o mais, importantes indies de 2011: Bastion!

2448897-bastion_logo_1350

O game

Como dito acima, Bastion é um dos mais importantes indies de 2011. Primeiro título da Supergiant Games, o game é um RPG de ação de visão isométrica. Os grandes destaques de seu design são o estilo cartunesco super colorido, história pós-apocalíptica, gameplay ágil e refinada, uma, até então, inédita narrativa que mudava conforme suas ações iam acontecendo e, como você vai conferir, uma trilha sonora extremamente única e formidável. Caso se sinta seduzido(a) pela proposta, o título está disponível para Windows, MAC, Linux, Xbox 360 (era original desta plataforma), Playstation 4, PS Vita e Android.

Ouvindo “Bastion”

A trilha sonora de Bastion é assinada por Darren Korb. Em 2011, ele ainda era estreante na mídia e foi convidado para o projeto ainda em sua fase inicial. Já havia trabalhado anteriormente com alguns shows televisivos e alguns filmes. Korb é quem assina também o recente trabalho da Supergiant Games em Transistor. O próprio autor define seu estilo único em Bastion como “Trip Hop Acústico de Fronteira” (tradução livre). Se você não faz ideia do que isso pode significar, o próprio autor define como sendo algo que mistura mundos de fantasia e uma “fronteira americana”. Você perceberá isso ao longo das músicas ao perceber que ele realmente insere bastante de Folk, temas fantásticos, regionais (especialmente “tons” de Índia) e uma série de instrumentos “sujos”. O resultado é realmente algo ímpar e marcante.

Darren-Korb

Darren Korb assina os trabalhos musicais em Bastion e Transistor

5 – In Case of Trouble

‘No caso de Problemas’ é o cartão de visitas de Bastion! É o Main Theme do game e já chega exalando o talento musical de Korb. Bastante violão e ‘tons sujos’ por toda a música que denotarão o teor da aventura pós-apocalíptica. Bem executado e sedutor ao extremo. Ao fim da canção você ainda está pedindo por mais.

4 – Percy’s Escape

Mais “tons sujos”. Aqui quem dita o ritmo é o violino. Agressivo e constante. Aos 48″ você sente o alívio com o divertido tom “indiano brasileiro”. A canção é curta, mas, extremamente rica e saborosa.

3 – The Pantheon (Ain’t Gonna Catch You)

Fique a vontade se quiser associar esta música a filmes de faroeste. O Folk realmente permeia toda a canção e os destaques são a execução fina no violão e o delicioso vocal grave. Fique a vontade, também, pra repetir a canção ao término dos curtos dois minutos e vinte e tantos segundos.

2 – Mother, I’m Here (Zulf’s Theme)

Fãs do game poderão brigar comigo por esta não ser a canção “número 1” deste top. Compreensível. Além de ser uma belíssima canção, com vocal primoroso e violão cadenciado, ela é um dos mais importantes temas do game. Toca em momento chave e possui bela letra. O jogador não precisa se envergonhar de marejar os olhos neste ponto.

1 – Build that Wall (Zia’s Theme)

Mais uma bela canção com vocal. Mais uma vez o padrão ‘fronteira americana’ prevalece. Aqui temos um agradável e gentil tom feminino para te, tentar, fazer entender que talvez os muros que você constrói só servem para te prender e não proteger.