Uma arena lotada, estrutura de alto nível e com comentaristas especializados. Parece coisa de esporte? Não, são os E-Sports
Você é gamer! Não se engane, estou afirmando, afinal, você está lendo estas linhas no Rodando Planeta Gamer. Sendo assim, tenho um alerta a te fazer: seu lado gamer está exposto. Estão deixando seu hobby cada vez mais em exposição. Ganham dinheiro com isso e fazem com que nossa paixão seja cada vez mais divulgada. E isso está acontecendo através de uma popularização impressionante dos E-Sports.
Se o seu “eu” de hoje voltasse aos anos 90 e contasse pro seu “eu” mais jovem que a Globo (na verdade o SPorTV que pertence à emissora) está transmitindo ao vivo um campeonato de jogo de videogame, você não acreditaria. E se o seu “eu” mais velho lhe contasse que a transmissão possui comentaristas especializados e que entendem da coisa? “Mentiroso fanfarrão” – você jovem gritaria. Você cairia pra trás de vez se descobrisse que toda essa epopeia gamística teria ocorrido em um estádio de futebol, de grande estrutura e com um alto nível de investimento. Há até prêmios volumosos aos vencedores. Parece realmente um conto de fadas para nós que viemos de uma época onde sequer existia localização para nosso idioma ou as empresas não eram representadas de forma convincente por aqui. Mas, ocorreu. Você pode ver vídeos e a cobertura que foi ilustrada nessa passagem de texto a seguir: aqui e aqui. Os jogos que tiveram cobertura foram dois gigantes de popularidade entre os amantes de MOBA e FPS: o multimilionário League of Legends e o eterno Counter Strike: GO.
Equipes profissionais, treinadas, patrocinadas e que possuem até mesmo técnicos é a atual realidade dos E-Sports
A modalidade de E-Sports é levada muito a sério. Sim! Você já sabe disso, você leva muito a sério. Mas, me refiro aos seus profissionais e empresas que patrocinam. Entrevistas demonstram que seus jogadores chegam a dedicar mais de 6 horas diárias a seu jogo. Não bastasse isso, estes profissionais são pagos por isso e ainda por cima não precisam ficar pensando soluções estratégicas apenas por si. Eles possuem técnicos, como em equipes de futebol. Que estudam os adversários, o metagame atual e claro, sua própria equipe. Convenhamos, é o sonho de muitos gamers. Viver do que se ama parece fantástico. Mas, não se empolgue. A realidade brasileira (ainda) não consegue ser tão otimista. Nossos PROs costumam ter bastante problemas com patrocínio e precisam intercalar sua rotina de treinos e trabalhos reais para se sustentar. Entretanto, o futuro parece brilhante com a exposição que os veículos de massa tem começado a dar a nossa diversão favorita.
Street Fighter V é outro que ganhará destaque por mídias de massa: as finais da EVO serão transmitidas nos canais ESPN gringos e do Brasil
Se a cobertura de LoL e CS:GO já parecia sonho infanto-juvenil, recentemente um dos maiores clássicos dos games ganhou ótima notícia: Street Fighter V, o mais recente título da franquia mais famosa e emblemática de jogos de luta, será transmitido pelas ESPN gringa e brasileira. A EVO, certamente maior torneio de jogos de luta, terá as finais de SF V transmitidos ao vivo e com comentaristas como se espera de qualquer esporte (saiba mais aqui), mesmo que estes sejam E-Sports.
Pois é! Parece bom demais pra ser verdade! E é mesmo. Agora confesse, seu eu mais jovem já teria te dado uns cascudos pra aprender a parar de contar lorotas…